domingo, 20 de janeiro de 2013

VI Corrida de S. Domingos Benfica

Fui para esta corrida um pouco apreensivo, visto que nunca tinha feito uma prova oficial com 15km, o máximo que tinha feito em provas oficiais tinha sido o Grande Prémio da Arrábida com 12km. O dia estava instável, não sabia bem o que vestir, parecia uma gaja indecisa com a roupa para vestir, estava frio e chuva mas com previsão de haver aguaceiros. Com as minhas dúvidas lá fui e decidi-me por ir de calças, tshirt e luvas! Como tenho má circulação sanguínea nos apêndices corporais, no Inverno tenho sempre as mãos frias (mas o coração quente, acho que é o que dizem). Durante a semana tinha tido a primeira constipação em quatro anos! Aquela injecção que me deram na recruta já deve ter passado o efeito... Deixei o carro relativamente longe para me obrigar a fazer um aquecimento minimo. Levanto o dorsal, na zona da partida, e volto novamente ao carro para deixar a manga comprida que tinha vestido. Entretanto volto para a zona da partida a fazer o meu aquecimento, liga me um amigo meu, queria conversa... Disse lhe que tinha estado numa corrida, com o meu primo, no dia anterior e que ia estar presente noutra, daí a breves minutos... De seguida liga-me o Miguel Bermonte que também iria estar presente, combinámos junto à partida. Continuo o meu aquecimento já junto da partida e encontro um colega de curso! Era o Luís Xavier, que costumo encontrar em várias corridas em que participamos. Para que fique resgistado, em todas as provas que vamos os dois, ele fica à minha frente. Damos umas voltinhas na zona da partida, enquanto pomos as conversas e as novidades em dia. Liga-me novamente o Miguel Bermonte a perguntar onde estava,e lá nos conseguimos encontrar já dentro do garrafão. Pomos as novidades em dia, no pouco tempo que tivemos para falar, visto que o inicio foi passados alguns minutos.
Demos a voltinha em Sete Rios e passámos pela meta.
Seguimos depois em direcção à Praça de Espanha onde demos a volta.

Como ia com o Miguel Bermonte fomos falando e puxando um pelo outro o que me permitiu começar bem.


Passámos o primeiro abastecimento aos 5km e abdicámos, estamos em sintonia quanto aos abastecimentos antes dos 7/8km.



Em determinada altura começou a chover que serviu para arrefecer e até soube bem. Em determinada altura o Miguel ficou para ligeiramente para trás, no momento de dar a volta, via-o e incentivava-o. Estranhamente também vi o Luís, pensei que eu iria pagar a factura mais à frente e que ele me iria ultrapassar. O que acabou por não suceder...
Houve um período em que senti que fui ligeiramente a baixo, pelo tempos reparo que foi entre o 7km e o 11km, eu tenho uma possível explicação, o facto de me ter hidratado apenas ao 10km. A partir do 11km e até ao final fui sempre ao mesmo ritmo cerca de 4m30s. Fui ultrapassado pelos primeiros classificados da Elite masculina, passaram por mim e pareciam que iam de mota... Um dia quem sabe... Já quando virei novamente para a direcção da partida, já em Sete Rios forçei um pouco e ainda deu para ultrapassar alguns atletas, ainda tentei forçar mais, mas os 15km já me estavam a fazer mossa... Terminei com o bom tempo de 1h11m52s. Bati o meu recorde de uma hora, fazendo 12.94km quase 13km... O meu ritmo médio foi de 4:40 min/km.
Terminei em 315º na Classificação Geral em 924 atletas. No meu escalão (M2034) a minha classificação foi 74º em 180 atletas.

 Em baixo a sequência da minha chegada à meta.
As minhas estatísticas

4 comentários:

  1. Excelente tempo. Parabéns!
    Boas corridas.

    ResponderEliminar
  2. Que tempo espetacular. Parabéns.
    Abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar
  3. Um óptimo tempo, parabéns! E sempre a sentires-te bem, que é o mais importante.

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom Silvio!
    Parabéns! :)
    Beijinho e continuação de bons treinos e provas

    ResponderEliminar