segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

1 Trail Running de Bucelas

Tinha alguma expectativa para esta prova, primeiro porque me tinha inscrito há ja algum tempo e estava no meu pensamento desde que me inscrevi, segunda era a minha estreia oficial em provas de trilhos. Já tinha feito algumas provas piratas de trilhos, a S. Silvestre Pirata do Monsanto e o Trail da Serra de Sintra. As condições em que fui para a prova e que não foram as melhores, fiz um treino de 18km na quinta feira e tive de serviço de sexta feira até domingo antes da prova. Cheguei para levantar o dorsal já passava das 8h10min, no local da partida estava tudo muito bem sinalizado, o local dos banhos, o levantamento dos dorsais estava muito bem divido por 4 grupos de 100. Com sinalização no chão a indicar as filas, que no meu caso resumiu-se a 3 pessoas. Já com o dorsal e com a garrafa de vinho da especialidade da zona, arinto, não fosse Bucelas a capital do Arinto. Voltei para a zona da partida já com o dorsal posto e com camelbak prontos.

Na partida tivemos de passar pelo controlo 0, aproveitei para aquecer, já que estava um frio de rachar! Antes da partida tivemos algumas explicações para a sinalização que iríamos encontrar ao longo do percurso assim como o Presidente da Junta de Freguesia de Bucelas e o Comandante dos Bombeiros e tivemos ainda a presença da fanfarra para animar o pessoal!



Começámos em grande pelotão mas que depressa se começou a alongar visto que começámos logo a subir, ainda que de forma ligeira, mas que a partir do 1 km até ao 2 km foi sempre a subir e aí o pelotão começou a fragmentar. Neste km foi interessante a paisagem, já que passámos pelo meio de uma propriedade e vimos o que o que penso ser as vinhas do famoso arinto.


Entre o 2 km e o 3 km foi sempre a descer, aproveitei para ultrapassar uns quantos atletas já que nas descidas sinto-me há vontade. Chegado ao 3 km começa a subida a sério... Pelo meio houve a travessia de um pequeno riacho, como tenho má experiências com pés molhados e a correr evitei molhar os pés, o que me ia valendo um valente trambolhão dentro do água... Se não fosse aquela pedra mesmo ao meio onde me apoiei e sujei as minhas luvas novas! :( Mas ao menos ao fui ao charco! Nos quase 3 km de subida  fui obrigado a ter que andar duas vezes (não queria mesmo nada, mas fui obrigado), basta ver o tempo do 5 km, 7min40s, quase me sinto envergonhado... Mas quem lá teve sabe bem a que me refiro... Entre o 5km e o 6km estava o abastecimento, como tinha o camelbak não parei, mas reparei no repasto que havia, água, bananas e pareceu-me que também bolos secos. A partir do 7 km foi sempre a descer onde aproveitei para ultrapassar mais alguns atletas, a partir de determinado período fui a atrás de um atleta que se manteve comigo até ao 10 km onde reparei que ele foi para os restantes 12 km que ele iriam fazer. Parei no controlo 1 porque fui obrigado para escrever no dorsal, a partir desse ponto e até ao final fui sozinho, ainda vi um atleta ao longe mas já ia longe para alcançá-lo. Cheguei à meta com o meu tempo de 1h:09m:04s, reparei que estava pouca gente e fiquei admirado, porque pensei que já tivesse chegado mais pessoal. Começei a aperceber-me que poderia ter chegado nos 20 primeiros. Falhei por um! Fui o 21º em 110 atletas masculinos que participaram e terminaram. Fiquei admirado com o meu resultado, aproveitando para tirar duas conclusões, a primeira é a forma em que me encontro está a reflectir o treino que ando a fazer para a Meia Maratona em Março e a outra conclusão é que preciso de treinar mais subidas!! O tempo oficial foi de 1h:08m:43s. Classifiquei-me em 21º/108. Para o ano vou voltar e para os 22km! Adorei tudo, a organização a simpatia das pessoas, tudo excelentemente sinalizado, montes de  pessoal da organização de bombeiros, GNR.

4 comentários:

  1. Acabei mesmo agora de fazer o meu resumo também! Mais uma pessoa a destacar a eficiência e a simpatia da organização, e com justeza. Estiveram muito bem para primeira edição da prova.
    Sabes, eu acho que em quantos mais trails participarmos, mais vamos ter de aprender quando podemos correr e quando vale mais caminhar (também tive de andar no km5), faz parte!
    Estás em forma!! :) Parabéns!
    Boas corridas

    ResponderEliminar
  2. Uau! Parabéns! Grande prova!
    Deve ter sido super divertido, adorava ter ido, mas infelizmente não deu. Fica para a próxima.
    Beijinhos e uma óptima semana.

    ResponderEliminar
  3. em nome da organizaçao o nosso obrigado pela presença e rescaldo tao positivo.É com comentários assim que nos enchemos de orgulho. podermos contribuir para a felicidade de alguem, é muito compensatório... contamos consigo no proximo evento.

    ResponderEliminar