terça-feira, 9 de abril de 2013

Mini Trail Serra da Arrábida 06 de Abril de 2013

Comecemos pelo inicio, apesar de ter o nome Mini Trail esta prova foi um TRAIL! No regulamento referia que seriam 23km, foi feita a divulgação no forum do Mundo da Corrida que seriam 20km. Foi enviado o percurso para o email e reparei que seriam 23km.

Chego facilmente ao local de levantamento dos dorsais, Largo S. João Batista em Palmela com uma vista fantástica.




Deparo-me com um cenário um pouco desolador, o levantamento dos dorsais estava a ser feito no porta bagagem de um carro, quando ao lado estava um género de toldo com algum material possivelmente para a prova. O pórtico de partida era uma fita branca e vermelha atada a dois postes de electricidade.



Enquanto estava na fila para levantar o dorsal um elemento da organização andava a perguntar qual era o tamanho da tshirt que queríamos.
Antes da partida foram dados alguns esclarecimentos sobre os percursos, o elemento da organização estava com o megafone e quase nem se ouvia... Percebi que as marcas dos percursos poderiam já lá não estar, o que me deixou um pouco apreensivo, já que era apenas a minha segunda prova de trail e logo uma prova mais longa que a outra que tinha feito em Bucelas.  Pelas minhas contas estariam umas cem pessoas à partida.




Não estava muito frio, portanto decidi ir de tshirt e calção. A partida foi dada e seguimos, o primeiro contra tempo foi logo descer vários lanços de escadas, ou sejam houve logo um afunilamento e uma consequente paragem, felizmente houve atletas que já  conheciam de certeza o local e foram por outros lanços um pouco mais afastados.


Até ao 2km foi sempre a subir. Com paisagens maravilhosas, como mostram as fotos.



À frente seguiam vários atletas e eu vá de tirar fotos.


Mas fui aproximando-me...



Devido a uma parte mais inclinada da subida consegui "colar" aos atletas que seguiam à minha frente.


Já depois da longa subida decidi registar o meu momento! Acho que mereci!

Entre o 3km e o 5km nova subida e grande diminuição do ritmo. Voltei a ganhar novo andamento entre o 5km e o 6km. Entre o 7km e 10km foi sempre a subir e a perder cada vez mais o ritmo.Entre o 10km e o 12km foi sempre a esganhar e ganhar novamente um ritmo decente.





Por volta do 13km houve o único abastecimento de liquidos e sólidos (água, marmelada, frutos secos), imediatamente antes de uma autêntica parede para escalar, montanha acima! Entre o 14km e o 16km foi a parte mais difícil em que foi sempre a subir, uma coisa que nunca tinha feito. Mais tarde entre o 20km e 21km acabei por pagar a factura já a longa prova que levava com novamente uma grande subida, não sem antes me ter enganado no percurso. Valeu que ia já com outro atleta que me disse o caminho correcto. Até ao final juntei-me a mais 3/4 elementos até ao final da prova.  Entre o 23km e o final da prova foi arrastar-me até ao final, já ia todo moído, cansado e dorido, o último km foi feito quase todo feito a andar devido a uma subida e já com o cansado todo acumulado. Antes de terminar tive ainda que subir o lanço de escadas que tínhamos descido no início da prova. Corri os últimos metros só para a fotografia que por sinal não havia para mim, mas para os atletas que chegaram depois de mim já tiveram direito. Terminei a prova com 3h10min. Nunca tinha corrido tamanha distância e durante tanto tempo. 

Em relação à prova há que destacar os aspectos positivos e negativos (Percurso 20km): 

Pontos Negativos
  • No regulamento da prova dizia que o percurso de 20km teria aproximadamente 23km, no percurso que enviaram tinha cerca de 22km e quando na realidade teve 26km! - Podiam ter avisado que esta prova que teria 26km;
  •  O levantamento dos dorsais feito no porta-bagagens de um carro, em vez de um secretariado mais condigno- Podiam ter pedido à Câmara Municipal de Palmela que disponibilizasse umas mesas, cadeiras e ter colocado por baixo da tenda que tinham no local;
  • Falta de sistema sono adequado - Contactar algum clube local para pedir emprestado o sistema de som;
  •  O pórtico era uma fita balizadora atada entre dois postes de electricidade - Podiam ter arranjado um pórtico mais adequado, pedindo emprestado a algum clube de atletismo local;
  • O dorsal tinha 4 retângulos de controlo onde, supostamente, seriam validados ao longo da prova para evitar fraudes. Esse controlo não foi feito.- Os controladores bastavam assinalar no respectivo dorsal o controlos ao longo do percurso e vi alguns ainda durante a prova;
  • O controlo inicial do material não foi feito, não se cumprindo o regulamento;
  • Inexistência de bombeiros e/ou ambulância - Fazer contactos com os bombeiros para o devido efeito;
  • Houve apenas um abastecimento de líquidos e sólidos, quando o regulamento contemplava mais um abastecimento liquido para além do abastecimento no final (fazer 26km com apenas um abastecimento é extremamente escasso!) - Disponibilizar o que contempla o regulamento;
Pontos Positivos 
  • Entrega aos atletas de uma T-shirt técnica;
  • Polícias e colaboradores em quase todos os locais onde era necessário atravessar estradas;
  • Percurso bonito e interessante;
  • O único abastecimento que houve, era relativamente bom (água, frutos secos, marmelada);
  • O percurso estava bem balizado e sinalizado (com a excepção de um local, onde faltaria umas quantas fitas. 
A nível de classificação geral da prova de 20km fiquei classificado em 29º em 79º participantes.





6 comentários:

  1. De 20 para 26km ainda é uma diferença considerável, sobretudo nestas provas tão cansativas... (E, para mim, 20km já não são assim tão "mini" como isso!)
    Mesmo assim, problemas à parte, deve ter sido um percurso lindíssimo!
    Para a semana há mais! ;)

    Boa prova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito bonita a paisagem! Cada vez mais gosto de distâncias grandes, já vou perdendo o interesse por provas curtas. Para o próximo fim de semana penso que seja mais acessível, vamos ver! Bons treinos!

      Eliminar
  2. Gostava de saber onde viste as classificações.
    Não consigo encontrar nada.
    Se puderes, envia resposta para simoes.emanuel@gmail.com.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Já estão disponíveis novamente: http://www.cdtn-clube.pt/TemposGerais.pdf

    ResponderEliminar
  4. Alguém me consegue arranjar o percurso? Gostava de experimentar por conta própria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu arranjo. Quer que lhe envie o ficheiro? É durinho, o percurso....

      Eliminar