sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Fim de semana em grande e a dobrar!

Comecei o fim de semana de corrida no Parque das Nações, com a Isa, o João Lima o Vitor Gonçalves e o Francisco. O ponto de encontro foi na rotunda perto do local de partida da corrida do Oriente. Para variar fui o último a chegar... Começámos a correr por volta das 7h40,  ao inicio estávamos todos com pouca vontade de correr mas a vontade lá apareceu e lá iniciámos. Todos, com a minha excepção estão a treinar para a Maratona de Lisboa, a Isa, o João e o Vitor, o Francisco para a Maratona do Porto. Eu estou na a efectuar a minha preparação para bater o meu recorde de Meia Maratona abaixo de 1h40. Para mim foi um treino de 18km para os restantes foi de 30km. O percurso foi rumando até Alcântara e retorno, dando uma volta pelo Rossio tal como irá suceder na prova da Maratona. O ritmo foi um ritmo suave para mim, na ordem 7:09 min/km, como precisava de fazer quilómetros o ritmo não interessou muito, ainda para mais no dia seguinte fui à prova pirata dos Trilhos de Monsanto. Fui falando com o pessoal durante o treino, aproveitando para pôr a conversa em dia. Aos 10km, no Terreiro do Paço fizemos uma breve incursão até perto dos Restauradores. Depois seguimos rumo ao Cais do Sodré, Santos e Alcântara. 




Na zona da doca de Alcântara demos a volta para trás. Eu fiz mais 2km e dei por terminado o meu treino de 18km, despedi-me do pessoal, desejando boa sorte para o resto do treino. Daquilo que vi e me apercebi, todos eles vão terminar o desafio que se propuseram, terminar a Maratona. Agora o estado físico final, antevejo muito cansaço e dores no corpo todo. Mas vai ser bom, só assim é que sabemos realmente que estamos vivos. ;)


Trilhos de Monsanto 2013 (Pirata)


O ano passado tinha tido conhecimento desta prova pirata (passou a ser pirata por não haver financiamento, no entanto o pessoal que gosta da prova não a quis deixar cair em esquecimento). O ponto de encontro foi junto à Junta de Freguesia de Benfica, quando chegámos, eu e o Rui, vimos logo pessoal a chegar de Monsanto já da primeira volta que alguns quiseram fazer antes, de aquecimento. Perto da Junta de Freguesia encontrámos bastante pessoal.




Um dos desorganizadores Luís Boleto, começou por pedir para o pessoal se aproximar para dizer umas palavras. Depois desse momento solene em que o Luís fez o discurso, pusemos as pernas a andar em direcção à ponte pedonal em direcção a Monsanto. 



Depois da ponte houve logo uma terrível subida que serviu logo para separar o pessoal em dois grandes grupos.


Como ia com o Rui, fomos na conversa e na galhofa e nem demos quase pelas subidas iniciais. Curiosamente fomos quase sempre com o Luís Boleto, não que houvesse grande necessidade porque eu levava o o trilho no relógio, mas o Luís com a sua boa disposição e simpatia anima todos os que vão ao seu redor. Os 3km iniciais foram quase sempre a subir, passando de 77m para 194m. 


Até aos 6km andámos quase sempre com declives suaves, havendo a possibilidade de recuperar o fôlego das subidas iniciais. 



Do 6km até quase ao 8km foi sempre a descer e a ganhar velocidade (decididamente gosto mais das descidas do que das subidas). Ao 8km enfrentámos uma subida dura com quase 1km de extensão, depois da subida parámos um pouco para o grupo puder beber água e recuperar novamente o fôlego para enfrentar os últimos kms. Os últimos km foram praticamente a descer, o que deu para o pessoal voltar a conversar e dizer umas piadas.




Voltámos ao ponto de partida passado 1h:22m:22s depois de termos começado, depois de termos feito um percurso duro de 12km. Não é por nada que este traçado pertencia a uma prova do Circuito Nacional de Montanha. Foi uma manhã muito bem passada com boa companhia e disposição. No final fizemos uns alongamentos, demos dois dedos de conversa com o Luís e fomos embora antes da maior parte do pessoal chegar. Obrigado Luís Boleto pela excelente desorganização e José Carlos Melo pelas fotografias.


7 comentários:

  1. Dá-lhe Silvio...é que já falta pouco mais de um mês para o sub 1h40.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ser com muita força! Está a ser duro mas só visualizo o final quando passar a meta com o tempo inferior a 1h40. Obrigado pela força. Um abraço e boa preparação para sub 1h30 na Meia do Porto.

      Eliminar
  2. Obrigado pela paciente companhia (para ti foi um ritmo muito lento!) e força para o objectivo!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A paciência é uma virtude que nós alentejanos prezamos muito, adoramos uma boa companhia como foi o caso deste treino. Um abraço e continuação de boa preparação. Vão conseguir. Um abraço.

      Eliminar
  3. Com esses treinos de qualidade, o recorde da Meia está no papo! ;)

    Bjs, continuação de bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver se será assim... Eu estou a fazer tudo para que sim. Obrigado Beijinhos

      Eliminar
  4. Obrigada pela companhia Sílvio. Os treinos em grupo fazem-se sempre melhor.
    E se nesse dia foste a uma velocidade mais baixa, claramente mais lenta do que aquela a que estás habituado, no dia da Meia vais voar para baixar da 1h40. E vais conseguir. Força nisso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar