terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cuidados e limpeza com os ténis de corrida

Vi este artigo interessante no Jornal i, e não resistir em partilhar:



Eis algumas dicas de como preservar e limpar o calçado de corrida:
·         Importante manter os ténis sempre secos, pois o calção húmido deteriora-se rapidamente. Após uma corrida ou treino à chuva ou em terreno húmido, colocar os ténis num local arejado e à sombra. Antes de os guardar, confirmar se estão bem secos. 
·         Não acelerar o processo de secagem com o secador de cabelo, de roupa ou colocando-os directamente sob o sol. O calor ressaca as espumas, borrachas e outros materiais presentes na composição do calçado, diminuindo o seu tempo de vida.
·         Mesmo quando se corre em terreno seco e o suor é pouco, é importante deixar os ténis “respirar”.
·         Usar um desodorizante apropriado para acabar com os odores desagradáveis. Outra sugestão é passar um pano húmido no interior do calçado.
·         Para garantir a vida útil de uns ténis de corrida, estes não devem ser utilizados em outras modalidades desportivas, como futebol ou ténis. Desportos com movimentos laterais podem deformar a sola e a entressola.
·         Lave os ténis regularmente, respeitando as indicações do fabricante. Evite temperaturas altas.
·         A limpeza dos ténis deve começar, se possível, por retirar as palmilhas e os atacadores e lavá-los separadamente.
·         A sujidade à superfície, causada por pó e terra, pode ser removida com uma escova de dentes velha, um pouco de água morna e sabão neutro.
·         Nunca lavar o calçado de corrida na máquina de lavar (devido ao funcionamento de rotação e atrito).
·         Evitar utilizar um secador ou outro aparelho de aquecimento no processo de secagem dos ténis. Uma dica é colocar papel, jornal ou uma toalha no interior do calçado, para que estes absorvam a humidade. Deixá-los neste modo cerca de 12 horas para secar devidamente.
·         Para os corredores regulares, recomenda-se o uso de dois pares de ténis no Inverno, para usar um enquanto o outro seca. Isto permite ao calçado recuperar as suas propriedades de amortecimento, pois estima-se que as mesmas demoram cerca de 24horas a recuperar o estado normal.



3 comentários:

  1. É sempre bom saber :)
    bons treinos

    ResponderEliminar
  2. Muito bom :)
    Lavo sempre os meus na máquina de lavar com água fria e num programa curto. Nunca tive problemas. No dia a dia após treinar tiro sempre as palmilhas e coloco-os na varanda ao ar e quando os guardo ponho desodorizante próprio.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Tenho usado a dica do papel de jornal e é extremamente eficaz, de um dia para o outro os ténis ficam secos.

    Abraço

    ResponderEliminar