sexta-feira, 7 de março de 2014

20Km+1 Cascais - 02 de Março de 2014

Depois de uma semana de férias, na ilha da Boavista em Cabo Verde a enfardar como se não houvesse amanhã e a despachar pina coladas e outros cocktails exóticos apareceu esta prova no calendário. Escusado será dizer que estive mais de uma semana sem treinar... Estava um pouco apreensivo devido a esse facto mas tentei dar o meu melhor.
Levantei o dorsal no próprio dia da prova, assim como muita gente o terá feito. Estive na fila para levantar o dorsal cerca de 15 minutos. Este aspecto do levantamento dos dorsais deveria estar mais bem oleado, com as filas melhor delimitadas porque até estavam bastantes pessoas a entregar os dorsais. Fiz o aquecimento até ao carro e voltei para o ponto de partida. Como tinha o dorsal de sub 1h45m esperei junto da entrada do "curral" do mesmo.



Acontece que as pessoas que tinham dorsais com mais de 1h45m já estavam dentro do respectivo "curral" de mais de 1h45m. A determinada altura vemos os atletas do "curral" mais de 1h45m começarem a entrar no "curral" de sub 1h45m e nós ainda fora dele porque os seguranças não deixavam entrar. Depois de várias insistências lá deixaram entrar o pessoal que entrou todo junto sem controlo de dorsais e aos empurrões, houve inclusivé pessoal a saltar as barreiras. A cereja em cima do bolo foi o facto da prova ter começado atrasada em cerca de 10 minutos.




 Lá foi dada a partida e seguimos por dentro de Cascais, cerca de 4 km. Os primeiros 4 km foram realizados a 4m49s, 4m13s, 4m12s e 4m43s, respectivamente. Ao 5 km apareceu o primeiro abastecimento liquido, dei umas goladas despejei alguma água na cara e siga. Este 5 km  foi efectuado a 4m41s. Até ao 8 km os ritmos andaram na casa de 4m30s por km. Depois surgiu uma elevação, que nos kms seguintes que me fez abrandar o ritmo para cerca de 4m45s, ao 10 km surgiu novamente um abastecimento liquido. A volta de retorno foi dada cerca do 12 km já na zona do Guincho, onde comecei a cruzar com pessoal que vinha mais atrás, foi bom para me distrair porque já vinha um pouco aborrecido. Até ao retorno tivemos algum vento de frente, depois tivemos algum vento lateral com alguma chuva muidinha. Ao 15 km surgiu aquele abastecimento. Senti uma quebra no ritmo por volta do 16 km e fui com algumas dificuldades até ao final, fazendo sempre ritmos ligeiramente superiores de 4m40s. Ao 17 km vimos uma placa que anunciava novamente o 16 km, o pessoal que ia perto de mim começou a reclamar que estava mal e que era 17 km. Ao 17.5 km surgiu uma subida complicada que me obrigou a gastar muita energia mesmo assim tive de começar a abrandar e mais tarde acabei por pagar a factura ao 19 km fazer este km a 4m59s. Até ao final fui recuperando e aproveitei as descidas para acabar a prova com alguma dignidade fazendo o 21 km a 4m38s. Terminei com o tempo oficial de 1h38m28s e tempo de chip de 1h38m00s.  Terminei em 525º em 2335 atletas que cortaram a meta. Sobre a minha prestação fiquei contente apesar de não ter treinado durante uma semana inteira e ter estado a comer e a beber muito mais do que o habitual. Sinto no entanto que conseguiria melhor resultado se tivesse tido uma semana "normal".
 
Aspecto positivos da prova: 
  • A paisagem envolvente muito bonita
  • A intenção da organização da partida por boxes de tempo
  • A bonita medalha

Aspecto negativos da prova:
  • Confusão na zona de levantamento dos dorsais
  • A entrada confusa na entrada das boxes
  • A prova ter 21 km em vez de 20 km
  • A ausencia da listagem dos nomes que terminaram a prova no ano anterior
Provavelmente com a desorganização que houve este ano não voltarei a esta prova.
 

 Fotos de Mafalda Lima (obrigado!)



 
 
 






9 comentários:

  1. Hmm uma semana em Cabo Verde a comer e beber como se não houvesse amanhã... Trocava isso por 5 minutos da meia maratona sem pensar duas vezes eheheh Mesmo assim, boa prova e bom tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Foi o melhor que se consegui tendo em conta a forma em que me encontro. Boa prova no Domingo.

      Eliminar
  2. O descanso faz parte do treino e essas boas férias que gozaste vão dar-te boas corridas :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que as férias me fizeram mal à forma física, mas à psique fizeram-me muito bem! Um abraço

      Eliminar
  3. Se fazes esse tempo com essas "condicionantes" alimentares, então nem quero pensar se tivesses a 100%!
    A prova é muito bonita, é pena este ano a coisa ter corrido um bocado mal, mas espera-se que as falhas sejam devidamente corrigidas.
    Beijinhos e boas corridas Sílvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relamente sentia-me um pouco pesado e enfartado mas vendo bem não foi mau. Para o ano não irei a esta prova mesmo que seja com outra organização. Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Sílvio,
    Não acho que ter 21K seja um aspecto negativo :) digo isto apesar de me ter custado um pouco a fazer esse Km extra pois já vinha um pouco de rastos, mas quem faz 20 também faz 21.
    Fizeste um excelente tempo, parabéns.
    Agora vamos dar cabo da ponte ;)
    Bons treinos

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já me vinha a arrastar devido à aquela subida e o km extra... Foi o melhor que consegui. Vou tentar fazer abaixo de 1h40 na Meia Maratona da Ponte, vamos ver como corre... Boa prova

      Eliminar
  5. Tenho boas memórias dessa ilha. Há três anos também passava o dia a enfardar e a beber pinacoladas. Mas ao fim da tarde, fazia um treino de apenas 6km do hotel até ao aeroporto da Boavista e voltava. Ainda hoje me arrepio quando me lembro que o meu treino acabava com um mergulho no mar, equipada e tudo, só tirava os ténis!

    ResponderEliminar