segunda-feira, 24 de março de 2014

Meia Maratona de Lisboa - 16 de Março de 2014

Com a a chegada desta prova, faria um ano que tinha terminado a minha primeira Meia Maratona. Foi este um dos poucos motivos que me fez ir à prova, o outro foi o facto de ter sido presenteado com uma inscrição gratuita nesta prova. Apesar de ter começado a correr há apenas cerca de dois anos, começo a perder o interesse por provas curtas, de estrada ou com enchentes de milhares de pessoas. Desta vez tinha companhia, pelo menos até à hora de partida. Fui na companhia do Miguel B., o Paulo e uma colega de trabalho. 




Já no "garrafão" da ponte e com muito tempo antes da partida decidimos fazer um bom aquecimento. Já no meio das outras "sardinhas enlatadas" esperámos pela hora de partida. Após dois minutos e pouco passámos pela linha da partida, eu como era o que tinha a previsão de fazer um tempo mais baixo tentei arrancar rápido. Os dois km da ponte foi feito a 4m42s e 4m13s. Por ser a descer, o 3 km, deveria ser o mais rápido,  foi feito a 4m14s. O primeiro abastecimento fez-me perder imenso tempo devido à confusão que estava naquele abastecimento. Um pouco mais à frente era a divisória da mini maratona e meia maratona. A partir do 5 km estabilizei em tempos na casa de 4m37s até ao 10 km. A volta foi feita na zona do Cais do Sodré um pouco antes do 8 km. O 11 km, fruto do abastecimento ao 10 km,  da respectiva confusão no abastecimento, abrandei imenso e tempo do 11 km foi de 4m48s. Os 10 km foi feitos em cerca de 45min. Até ao 14 km mantive tempos na casa de 4m40s, aproveitei para comer uma marmelada porque já estava a ter alguma fome. Obviamente tive um decréscimo no ritmo, o 14 km foi feito em 4m54s. Ao 15 km foi novamente um abastecimento, bebi água e bebida isotónica. Do 16 km para a frente comecei a perder a vontade de correr provavelmente por começar a ver o pessoal a dar volta na zona de Algés. O retorno era feito no 17 km, desse km até ao final fui mantendo ritmos na ordem dos 4m45s. Houve um abastecimento final onde aproveitei para comer uma laranja e beber água. Senti-me um pouco revigorado e fui até ao final já mais animado. 














Terminei com um tempo oficial de 1h41m47s e um tempo de chip de 1h39m02s. Terminei classificado em 1446º em 9389 atletas que cortaram a linha de meta. No final tivemos direito a uma garrafa de água e um belo gelado. Tendo em conta o calor que se fez sentir durante a prova penso que fiz um bom resultado, fiquei com a sensação que cada vez gosto menos de provas de alcatrão e com milhares de pessoas. A corrida em trilhos está a seduzir-me cada vez mais. 

4 comentários:

  1. Olha...tás como eu...provas com muitos milhares de participantes não me seduzem (a não ser as grandes Maratonas)...só irei aoutras se for para acompanhar alguém. Em relação à tua prova, foi um bom treino rápido.
    No teu registo aparecem 358m de D+ e 418m de D- .... não pode ser?
    Aquele abraço e dá-lhe, que já falta pouco para Almourol!!!

    ResponderEliminar
  2. Foi um tempo excelente, ainda para mais tendo em conta as circunstâncias, calor e confusão.
    Tal como tu, esta prova não me seduz muito. É demasiada confusão e tirando o atravessar a ponte, a prova nem é bonita. Mas pronto é mais uma Meia.
    Beijinhos e bons trilhos!

    ResponderEliminar
  3. Mesmo não tendo gostado muito da prova, terminaste a "voar", como se pode comprovar nas últimas fotos. ;) Parabéns!
    Continuação de bons treinos e até Almourol (faltam 12 dias...:D)

    ResponderEliminar
  4. Este ano não fiz esta mas no ano passado vacilei um bocado nessa zona do retorno. Não faço tão rápido pelo que acho que fizeste um excelente tempo.

    Boas corridas!

    luis
    www.running--out.blogspot.com

    ResponderEliminar